Em andamento

  

2022 - Atual: Projeto e Construção de um Sistema de Armazenamento de Energia Adaptativo para Aplicação em Veículos Comerciais Leves

Descrição: Este projeto prevê a a implementação de dois Sistemas de Armazenamento de Energia (SAE) e de um Sistema de Gerenciamento de Baterias, ou Batery Manegement System (BMS) adaptativo capaz de gerenciar de forma segura e autônoma os dois SAEs. Ambos os SAEs serão desenvolvidos visando a utilização em um micro-ônibus e/ou veículo urbano de carga. Os SAEs incluirão um BMS contendo sensores de corrente, tensão e temperatura que além de realizar o gerenciamento térmico e o balanceamento das células, estimarão os estados da carga, a saúde e a funcionalidade das células. Eles serão projetados para atender normas de impacto (por meio de simulações) visando aumentar a segurança veicular. Este BMS terá características adaptativas permitindo o gerenciamento de duas células com tecnologias de Lítio Ferro Fosfato e Níquel Manganês Cobalto. 

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2)   

Integrantes: André Murilo de Almeida Pinto / Renato Vilela Lopes - Coordenador / Evandro Leonardo Silva Teixeira - Colaborador

Financiador: Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP) - Auxílio financeiro

 

 

2021 - Atual: Estratificação de carga de etanol em motores de ignição por faísca de injeção direta (TSI) 

Descrição: Este projeto tem a finalidade de verificar a utilização da injeção direta (no modo estratificado), em motores flex, buscando obter um significativo aumento de eficiência energética. Como proposta de pesquisa e desenvolvimento (P&D), ela pretende realizar um estudo exploratório para o desenvolvimento de tecnologia disruptiva para motores flex-fuel. Ao final deste projeto, espera-se que as inovações advindas com este projeto possam ser incorporadas em novas versões de motores TSI 1.0 de mais baixo custo. Será realizada uma parte da validação experimental a ser realizada no motor TSI que será montado na própria instituição. Está previsto no projeto a aquisição de todos os equipamentos para simulação em Hardware-in-the-Loop para a simulação do gerenciamento do motor. 

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2)   
Integrantes: André Murilo de Almeida Pinto / Evandro Leonardo Silva Teixeira - Colaborador  / Fabio Cordeiro de Lisboa - Coordenador.

Financiador: Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP) - Auxílio financeiro.

 

2021-Atual: Sistema de suspensão semi-ativa para controle avançado de estabilidade (SUSP-EST) 

Descrição: O projeto SUSP-EST consiste em uma parceira entre as 02 ICTs (USP e UNB) e 07 empresas parceiras send 01 montadora (Stellantis) e 06 fornecedores (Vector, Bosch, AVL, CONTINENTAL,SCHAEFFLER e MARELLI COFAP). O projeto visa realizar pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em sistemas para segurança veicular. Em particular, o projeto prentende desenvolver um amortecedor eletrônico e uma barra estabilizadora ativa componentes que tem o potencial de contribuir para a segurança e o conforto da condução. O projeto também tem por finalidade realizar uma sólida Formação de Recursos Humanos na área de Engenharia Automotiva, além de proporcionar maior aproximação entre academia e indústria. 

Alunos envolvidos: Graduação: (2), Mestrado acadêmico: (2)   

Integrantes: Evandro Leonardo Silva Teixeira / Alessandro Borges Souza Oliveira / André Murilo de Almeida Pinto / Bruno Augusto Angélico - Integrante / Diego Colón - Coordenador / Eugênio Libório Feitosa Fortaleza.

Financiador: Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP) - Auxílio financeiro.

2021 - Atual: Desenvolvimento de uma metodologia para projeto, verificação e validação da função Controle Eletrônico de Estabilidade 

Descrição: O projeto ESC-SIM consiste em uma parceria estabelecida entre Empresas do Setor Automobilístico e a UnB para realização de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na área de Segurança Veicular. Este projeto visa contribuir para o processo de virtualização e desenvolvimento de funções de segurança ativa, em particular, da função Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC). Mais especificamente, este projeto visa atender uma demanda específica do setor automobilístico e da sociedade relacionada ao desenvolvimento, aperfeiçoamento e fornecimento da função ESC. O projeto a ser desenvolvido contribuirá diretamente para redução de custos e do tempo de desenvolvimento da referida função. Este também tem como meta contribuir para uma sólida formação de recursos humanos e o estreitamento da relação entre academia e indústria. Como resultados do projeto, espera-se contribuir efetivamente para o fortalecimento e a consolidação da indústria automobilística com inovação industrial, por meio de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, como também para formação de recursos humanos na área. Além disso, espera-se estabelecer uma sólida e duradoura relação entre a UnB e Empresas Parceiras.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3)  

Integrantes: André Murilo de Almeida Pinto - Coordenador / Renato Vilela Lopes / Evandro Leonardo Silva Teixeira / Suzana Moreira Avila.

Financiador: Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP) - Auxílio financeiro.

 

2021 - Atual: Desenvolvimento de motor a biogás de alta eficiência para veículos de transporte de carga (Biogás)
Descrição: O projeto visa o desenvolvimento de um protótipo de motor movido a biogás e dedicado para uso em veículos de carga. Tem como principais etapas iniciais o estudo de alternativas para alimentação de ar e de combustível e o projeto de uma câmara de combustão que promovam o uso eficiente da mistura combustível-ar, quer do ponto de vista de conversão de energia, quer do ponto de vista da redução da produção de poluentes. Usando simulação numérica de câmaras de combustão como ferramenta nesses estudos, seus resultados serão confrontados com testes de protótipos de motores em bancada e em campo para validação dos modelos produzidos. Prevê-se, também, o uso de motor AVL de acesso óptico no estudo da combustão de biometano e a realização de ensaios em motor de pesquisa monocilíndrico termodinâmico para definição de cabeçote e pistão a ser utilizado no protótipo. Após a montagem e teste do protótipo em um cilindro de um motor multicilindros, prevê-se a realização de ensaios comparativos de desempenho e de emissão em bancada com o motor movido a biogás e com outro equivalente, movido a óleo diesel. Na sequência, será desenvolvida uma Unidade Eletrônica de Gerenciamento, utilizando a ferramenta ASCET da ETAS, para posterior modelagem do motor e implementação de um Hardware in the loop do mesmo, fundamental para se ter maior flexibilidade na fase de calibração. Finalmente, o motor deverá ser montado num veículo para realização de ensaios de campo, também comparativos com um veículo equipado com motor diesel equivalente, com recursos de PEMS (Portable Emissions Measurement Systems) seguindo orientação de diretivas europeias. O projeto Biogás foi aprovado, em segundo lugar, na primeira chamada (01/2020) do eixo BIOET: Bioenergia Eficiente Aplicada ao Setor de Transportes. O projeto em questão conta com um total de 04 ICTs (USP - ICT proponente , UFSM - ICT associada, UnB - ICT associada e IPT - ICT associada) e 03 empresas parceiras sendo 01 montadoras (Caoa Chery) e 02 fornecedores (Bosch, AVL).
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) Doutorado: (4) .

Integrantes: Evandro Leonardo Silva Teixeira / Armando Antônio Maria Laganá / Guenther Carlos Krieger Filho - Coordenador / Antonio Luiz Pacífico / Mauricio Assumpção Trielli / Mario Eduardo Santos Martins / Sandra Maria da Luz / Thompson Diórdinis Metzka Lanzanova / Fábio Cordeiro de Lisboa.  

Financiador: Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa  (FUNDEP) - Auxílio financeiro.

 

2021 - Atual:  Projeto e desenvolvimento integrado de funções de segurança assistida ao condutor e ambiente para veículos autônomos (SegurAuto)
Descrição: O presente projeto visa o desenvolvimento de funções avançadas de assistência ao condutor e geração de um banco de imagens das estradas brasileiras para serem utilizadas no próprio projeto ou por empresas automotivas. As funções que estão previstas são: (1) Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), (2) Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), (3) Aviso de Colisão Direta (FCW),(4) Detecção de Pedestre (PD), (5) Frenagem Automática de Emergência (AEBS), (6) Assistente de Permanência em Faixa de Rodagem (LKAS), (7) Aviso de Afastamento de Faixa de Rodagem (LDWS), e (8) Sistema Automático de Estacionamento (APS). Adicionalmente, serão desenvolvidos sistemas de comunicação V2X e implementado um sistema de Comboio em veículos de pequena escala. O projeto SegurAuto foi aprovado, em primeiro lugar, na primeira chamada (01/2020) do eixo CONSEG: segurança veicular. O projeto em questão conta com um total de 04 ICTs (USP, UTFPR, UnB e UFPE) e 08 empresas parceiras sendo 05 montadoras (DAF, FCA, BMW, Renault, Mercedes) sendo 03 fornecedores (Vector, Bosch, AVL).

Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (15) / Doutorado: (3)  

Integrantes: Evandro Leonardo Silva Teixeira - Integrante / Max Mauro Dias Santos - Integrante / Joao Francisco Justo Filho - Coordenador / Bruno Augusto Angélico - Integrante / Abel Guilhermino da Silva Filho - Integrante / Fernando Santos Osório - Integrante / Rafael Rodrigues da Silva - Integrante
Financiador: Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP) - Auxílio financeiro.

2019 - Atual: Desenvolvimento de Plataforma Hardware-in-the-Loop para Projeto e Validação de Sistemas de Controle

Descrição: Esse projeto de pesquisa propõe o desenvolvimento de uma plataforma do tipo Hardware-in-the-Loop (HIL) para projeto, validação e implementação de estratégias de controle. Sistemas de simulação HIL se tornaram extremamente importantes hoje em dia, pois permitem a validação de todo processo de concepção de controladores sem a necessidade da planta real. A arquitetura deve possibilitar a criação de modelos dinâmicos para implementação em tempo real para realizar interface com os controladores desenvolvidos. Neste projeto propõe-se o estudo de modelos dinâmicos e projeto de controladores que envolvem sistemas automotivo e aeroespacial, à saber, sistema de controle eletrônico de estabilidade veicular e sistema de controle de atitude de um quadrirrotor respectivamente, para que sejam embarcados e testados em malha fechada na plataforma de simulação HIL. Como resultados, espera-se obter uma bancada que auxilie o desenvolvimento de estratégias avançadas de controle embarcado, possibilite elaborar modelos dinâmicos simulados em tempo real e realize a integração de alunos, pesquisadores e colaboradores dos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade UnB Gama.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: André Murilo de Almeida Pinto - Coordenador / Walter de Britto Vidal Filho / Renato Vilela Lopes / Evandro Leonardo Silva Teixeira / Suzana Moreira Ávila / Luiz Carlos Gadelha de Souza.
Financiador: Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) - Auxílio financeiro.

 

 

Concluídos